"Cardinal Virtue": exposição individual do artista londrino Faisal Abdu'Allah inaugura a 20 de janeiro no Hangar

Cardinal Virtue ©Faisal Abdu'AllahCardinal Virtue ©Faisal Abdu'Allah

Inaugura no próximo dia 20 de janeiro de 2024, no Hangar - Centro de Investigação Artística, em Lisboa, a exposição “Cardinal Virtue” de Faisal Abdu’Allah. Este artista londrino, conhecido pelas suas obras de grande escala que exploram a interseccionalidade da identidade, vai estar em Lisboa para esta inauguração.

Esta será uma oportunidade para conhecer o trabalho deste artista que, no início dos anos 80, rompeu com o establishment artístico britânico e com as regras da representação institucional, tendo seleccionado os seus temas a partir da utopia emigrada, da consciência social afro-britânica, da identidade muçulmana e da vida da classe trabalhadora. Abdu’Allah tem exposto o seu trabalho por todo o mundo, participou na Bienal de Turim, na 55ª Bienal de Veneza e na Aqua Art Miami, tendo recebido vários prémios como o Joan Mitchell, Mayor of London Award, NEA e The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts. As suas obras fazem parte das colecções da Tate Britain, do V&A Museum, do MMoCA e do Chazen Museum. Podemos também encontrá-lo nos documentários “Live Salon with Faisal Abdu’Allah” (2006) e The Fade (2012).

 

Esta exposição individual estará patente até ao dia 28 de fevereiro.

Ainda antes deste momento, vai ser exibida no Hangar - Centro de Investigação Artística a obra “Goals” de Jabulani Maseko. Esta peça de dez minutos desenrola-se numa ampla paisagem de inverno na Suíça, captando a luta de Maseko enquanto empurra uma baliza de um lado para o outro do quadro, uma obra que reafirma a forma de trabalhar do artista, que reflete frequentemente o local onde se encontra geograficamente num determinado momento. Após a projeção de “Goals”, está programada uma conversa interactiva com Jabulani Maseko, que irá aprofundar o tema abrangente do corpo no trabalho do artista, explorando a sua recorrência e significado no seu portfólio artístico mais vasto. 

 

Todas estas actividades são de entrada livre

O Hangar - Centro de Investigação Artística está aberto de quarta a sábado das 15h às 19h.

 

Sobre Faisal Abdu’Allah 

Dr. Faisal Abdu’Allah (nascido em 1969), em Londres, é um artista contemporâneo mais conhecido pelas suas obras de grande escala que exploram a interseccionalidade da identidade. Abdu’Allah foi exposto nos cinco continentes e participou na Bienal de Turim, na 55ª Bienal de Veneza e na Aqua Art Miami. Abdu’Allah colaborou com Sir David Adjaye, Virgil Abloh, o coreógrafo Frank Gatson Jr. e a cantora Brandy. Abdu’Allah recebeu vários prémios de prestígio, incluindo o Joan Mitchell, Mayor of London Award, NEA e The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts. As suas obras fazem parte das colecções da Tate Britain, do V&A Museum, do MMoCA e do Chazen Museum. Abdu’Allah é o Presidente Distinto da Família Chazen em Arte e Reitor Associado para as Artes na UW-Madison. Abdu’Allah é protagonista do atual documentário da Netflix, The Fade, e é representado pela Magnolia Editions e pela Autograph.

 

Sobre Jabulani Maseko

Jabulani Maseko, nasceu na África do Sul do Apartheid em 1977, foi o primeiro aluno negro em Redhill, uma escola particular para crianças brancas na época. Deixou a África do Sul aos 18 anos, coincidindo com o colapso do regime. O seu desejo pelo ensino superior levou-o ao Reino Unido, onde obteve um mestrado na Slade School of Fine Art, em Londres. As obras de Maseko têm sido exibidas em exposições coletivas e individuais nos Estados Unidos, Europa e África, e fazem parte de várias coleções conceituadas. O arsenal criativo de Jabulani Maseko, que abrange escultura, desenho, pintura, instalação e performance, gravita frequentemente em torno de materiais ricos em significado da sua infância no apartheid na África do Sul.

 

> > > > > >  AGENDA HANGAR

 

>>> “Goals” de Jabulani Masek (projeção + conversa)

Data: 18 janeiro, 19h

 

>>> “Cardinal Virtue” de Faisal Abdu’Allah  (exposição)

Inauguração: 20 janeiro 

Patente até 28 de fevereiro 

Hangar - Centro de Investigação Artística

Rua Damasceno Monteiro 12

1170-112 Lisboa

Quarta a sábado | 15h – 19h

entrada livre 

Para mais informações, por favor contactar:

Rita Bonifácio | press.hangarcia@gmail.com | 918453750

15.01.2024 | par Nélida Brito | Africa, arte afro-britânica, Faisal Abdu'Allah