Hanami, a primeira longa-metragem da realizadora Denise Fernandes, Cabo Verde

 sessões especiais nos dias 12 e 13 de abril em Cabo Verde, país coprodutor do filme juntamente com Portugal e Suíça. 

Com a coprodução do Batalha Centro de Cinema e com o apoio da Embaixada de Portugal em Cabo Verde e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, o filme terá sessões especiais em Cabo Verde, para que os actores não profissionais que participaram no filme e a comunidade local possam assistir ao mesmo, uma vez que há uma ausência de cinema comercial no país. 

O filme Hanami foi filmado integralmente na Ilha do Fogo, São Filipe e Chã das Caldeiras. A quase integralidade das personagens ficcionais do filme, foram interpretadas por pessoas locais que durante o processo de preparação do filme foram ensaiadas pela nossa equipa para poderem ser atores. Fazer este filme tratou-se de uma experiência única do ponto de vista humano e que mobilizou e entusiasmou as populações dos locais. - refere o produtor português, Luís Urbano

Nos dias 12 e 13 de abril, haverão sessões de projeção na Ilha do Fogo, em São Filipe, na Casa das Bandeiras, às 10h00, 15h00 e 18h00, e na Praia, no Centro Cultural Português, às 19h00, respectivamente. O evento culminará ainda com uma projeção em Mindelo, no âmbito das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde, cuja data será anunciada em breve. 
principal motivação desta nossa iniciativa é partilhar o filme com as pessoas que connosco fizeram o filme e com as comunidades locais que nos ajudaram a realizá-lo. O filme é nosso, mas também é deles. Trata-se, pois, de uma devolução do filme ao local e às pessoas que connosco o fizeram. Por outro lado, sendo a realizadora Denise Fernandes também cabo-verdiana, assumimos desde o início deste projeto o compromisso moral de levar o filme a Cabo-Verde, comenta ainda Luís Urbano.  
Hanami conta a história de uma menina chamada Nana que vive numa remota ilha vulcânica, de onde todos querem sair, mas a pequena Nana aprende a ficar. A mãe, Nia, que sofre de uma doença misteriosa, partiu logo após o seu nascimento. Quando Nana começa a ter febres altas, é enviada aos pés de um vulcão para ser curada. Lá, encontra um mundo suspenso entre sonhos e realidade. Anos mais tarde, quando Nana é adolescente, Nia. 
O filme teve a sua estreia mundial no Festival de Locarno na secção Cineasti del Presente onde venceu o Prémios de Melhor Realizador Emergente,  Prémio Boccalino de Melhor Argumento e obteve uma  Menção Especial do Júri “Primeira Longa-Metragem”. Hanami  continua a circular por todo o mundo e já ganhou mais de 10 prémios em festivais.            
Em Portugal, Hanami chega às salas de cinema a 15 de maio pela distribuidora Desforra Apache.  

Sobre Denise Fernandes
Denise Fernandes (1990) nasceu em Lisboa de pais cabo-verdianos e cresceu na Suíça. A sua última curta-metragem, Nha Mila (2020), foi apresentada no Festival de Locarno na secção Pardi di Domani. Nha Mila foi finalista dos European Film Awards 2020 e exibida em mais de 40 festivais internacionais de cinema. Foi nomeada na categoria Melhor Curta-metragem nos Prémios Sophia 2021 e convidada pelo MoMA e pelo Lincoln Center de Nova Iorque para o festival New Directors/New Films. 
Hanami, filmado em Cabo Verde, é a sua primeira longa-metragem.    

Produção: Alina Film, O Som e a Fúria  
As sessões especiais em Cabo Verde têm coprodução do Batalha Centro de Cinema e o apoio da Embaixada de Portugal em Cabo Verde e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua    
Apoios à divulgação: RTP - Rádio e Televisão de Portugal

O filme é uma coprodução entre Cabo-Verde, Portugal e Suíça.

03.04.2025 | par martalanca | cabo verde, Denise Fernandes, Hanani