Agenda: INSTITUTO 11

26.05 - 17.06
Chorus 1.8
Neusa Trovoada

27.06 - 01.07
Arquiteturas Film Festival ‘23
“Onde a Vida Acontece”

20. - 27.07
LEAL - Oficina de Autoconstrução
Paulo Moreira e Tiago Antero

05 - 07
Tio Ming
pop-up

 

Chorus 1.8

De composição de um grito Neusa Trovoada | 26.05 - 17.06 | INSTITUTO
A boca, restringida, ensaia vivências de uma invasão violenta. O soterramento da fala, a convulsão das palavras, a condensação da voz, a repetição.Um grito implode. Um grito explode.Partículas rasgam o espaço para serem sobrevivência e criação. O azul índigo conflui a materialização. O coro denso, implacável, mutante incita o devir. A emergência do futuro rasura o ato anterior.“É preciso destruir para recomeçar”. Texto de James Stinson
Horário de abertura:Seg-Qui, 10h-18h | Sex, 10h-21h | Sáb, 17h-21h
Inauguração: Sex, 26.05, 18h30 - 21hPerformance e encerramento: Sáb, 17.06, 21h - 23h

 

Arquiteturas Film Festival ‘23

27.06 - 01.07 | Batalha Centro de Cinema, Casa Comum, INSTITUTO, Albergues do Porto, Mercado do Bolhão, Circo de Ideias

Pela segunda vez, o Arquiteturas Film Festival realizar-se na sua nova casa, o Porto. A 10ª edição do festival gira em torno do tema “Onde a Vida Acontece”, com o objetivo de discutir e divulgar a arquitetura através de filmes, instalações, debates e passeios. “Onde e vida acontece” pensa sobre o modo como as estruturas sociais são absorvidas pelo espaço construído, refletindo-se na prática arquitetura. A forma construída pode materializar o esforço e os ideais que foram colocados ao serviço da arquitetura. Pode modificar o curso da história de uma família, de uma vizinhança, ou de uma cidade. Entre as diversas influências a que estamos submetido, a arquitetura e as práticas espaciais revelam que também somos feitos dos espaços que ocupamos. Juntamente com o CCA - Canadian Centre for Architecture como Instituição Convidada deste ano, o festival oferece perspetivas que levam a repensar a prática arquitetónica, bem como convida a uma variedade de formatos.  
Informações sobre o festival podem ser consultadas AQUI!

 

LEAL - Oficina de Autoconstrução

Paulo Moreira e Tiago Antero | 20. - 27.07 | INSTITUTO, Bairro do Leal
LEAL – Oficina de Autoconstrução é um curso de formação na área da arquitetura, organizado pelo INSTITUTO. Esta é a 2ª edição de uma iniciativa que surge na sequência de uma consciencialização sobre a precariedade existente nos interstícios urbanos do Porto. O curso tem lugar no Bairro do Leal, onde o estado atual de abandono revela potencialidades e interconexões com o território mais alargado, através de metodologias de autoconstrução. O curso incluirá sessões de análise sócio-territorial com os tutores Paulo Moreira e Tiago Antero, uma visita guiada por Sérgio Fernandez, palestras convidadas por fala e Leopold Banchini, uma intervenção da artista Maria Trabulo, críticos convidados Space Transcribers e Natache Iilonga, e exercícios de auto-construção. O programa terminará com a activação do local pelos participantes e residentes locais.
Mais informações e inscrições AQUI!

 

 

27.05.2023 | by mariadias | agenda, instituto 11