No próximo dia 16 de abril, às 17h00, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) dá início a um novo programa artístico do museu, intitulado Nas margens da ficção, com curadoria geral de Marta Mestre, que será assinalado pela inauguração de 8 exposições inéditas com intervenção de vários artistas e novos diálogos com a coleção permanente de José de Guimarães. As novas exposições poderão ser visitadas gratuitamente no dia de abertura até às 21h00.
“Nas margens da ficção” sucede a “Para além da história” (2012-2020), programa com a autoria de Nuno Faria e que fundou o carácter reflexivo e curatorial do CIAJG, definindo a sua matriz de exposições inéditas inspiradas nas especificidades do acervo do museu, do território e do mundo.
Os caminhos da ficção, tal como pensados neste novo programa, continuam o carácter reflexivo do CIAJG, ao mesmo tempo que apontam para alternativas à experiência da História. A dimensão subjetiva e irregular da ficção, tal como aqui é entendida, diz respeito ao museu em primeiro lugar. Espaço tradicional da purificação dos discursos, mas também crise entre objetos, subjetividades e ideias, importa repensar o seu sistema de montagem (a tesoura, que aparece amiúde no trabalho de José de Guimarães, é uma das imagens-guia do programa).
De baixo para cima, do piso -1 ao piso 1, as Exposições que agora se inauguram percorrem várias dimensões da ficção e vão para além da mesma. O tema “fundacional” do Colosso de Pedralva, um caso local de arqueologia especulativa que institui a história como anedota. Um teatro de personagens insólitos, de Fernão Cruz. A máquina do mito, com Horácio Frutuoso, José de Guimarães, Kiluanji Kia Henda, Manoel de Oliveira e Anna Francheschini. As verdades e as ficções do “pasado”, com Rodrigo Hernández. Néons de letras e a desconstrução do signo, por José de Guimarães. “Cosmic Tones”, de Francisca Carvalho. O cinema de Sarah Maldoror em curto-circuito com a Sala das Máscaras. A transmissão e a emancipação nas “maternidades” africanas da coleção de José de Guimarães, e no trabalho de Yasmin Thayná, Maria Amélia Coutinho e Carla Cruz. As tradições do contar e do narrar dos povos de Cabinda em articulação com o “Alfabeto Africano” de José de Guimarães.
Para assinalar este momento, editamos um “Glossário para Nas margens da ficção”, que pode ser descarregado como PDF. Conta com verbetes de autores e autoras de várias nacionalidades, textos inéditos e republicações, tais como, “Monstros” (Eduarda Neves), “Máquina Mitológica” (Vinicius N. Honesco), “FC/SF - Especulações sobre uma ficção científica tecno-afro-xamânica-feminista” (Patrícia Mourão e Luiza Proença), “Anedota” (Eduardo Sterzzi), “Pangolim” (Sénamé Koffi Agbodjinou), “Realidade” (Matheus Rocha Pitta), “Ficção” (Tatiana Salem Levy), “Museu para o séc. XXI” (Pollyanna Quintella), “Narrador Narrações” (José Marmeleira), “Oralidade” (Tiago Pereira), “Storytelling e Antropologia” (Filipe Verde), “Talismã” (Marta Mestre), “Fim do Mundo” (Yuri Firmeza), “Especulação” (Musa Paradisíaca), “Diorama” (Marta Jecu), Bestiário VII. Colosso Colossal (Pedro G. Romero), entre outros.
Há ainda para descarregar em PDF o Jornal de Exposição com os textos de sala e contribuições da artista Carla Cruz e de João Pedro Sousa (Bolsa de investigação em Antropologia CRIA. ISCTE/ CIAJG. Oficina _ FCT).
NAS MARGENS DA FICÇÃO
SALAS 1 – 8
COLEÇÃO
José de Guimarães
Arte Africana
Pré-Colombiana
e Antiga Chinesa
SALA 2
MISTÉRIOS DO FOGO
A música portuguesa a gostar dela própria
Carla Cruz
José de Guimarães
Maria Amélia Coutinho
“Maternidades” africanas da coleção de José de Guimarães
Yasmin Thayná
SALA 3
SALA DAS MÁSCARAS CONVIDA…
Sarah Maldoror
SALA 4
COSMIC TONES
Francisca Carvalho
SALAS 5 – 6
SIGNOS SINAIS
José de Guimarães
SALAS 7 – 8
“PASADO”
Rodrigo Hernández
SALAS 9 – 11
MITOS… NON… AVESSO
Anna Franceschini
Horácio Frutuoso
José de Guimarães
Manoel de Oliveira
Kiluanji Kia Henda
SALA 10
QUARTO BLINDADO
Fernão Cruz
SALAS 12 – 13
COMPLEXO COLOSSO
Alisa Heil e André Sousa
Andreia Santana
Carla Filipe
Gareth Kennedy
Jeremy Deller
José de Guimarães
Jorge Barbi
Jorge Satorre
Lola Lasurt
NEG: Nova Escultura Galega
Pedro G. Romero
SAL Joaquim António Salgado de Almeida
Taxio Ardanaz
Curador convidado
Ángel Calvo Ulloa
Horário
Terça a Sexta 10h00 – 17h00
Sábado e Domingo 11h00 – 13h00