Ciclo de Cinema LIBERTAR a MEMÓRIA, Luca Argel

O Cineclube de Faro e Luísa Baptista têm o prazer de o/a convidar para assistir à próxima sessão do Ciclo de Cinema LIBERTAR a MEMÓRIA, do programa DiVaM – Dinamização  e Valorização dos Monumentos - com o tema  “Patrimónios (des)confortáveis”, que terá lugar no dia 22 de Julho pelas 17h30 no Auditório da Fortaleza de Sagres

Agradecemos a confirmação da sua presença, por questões de lotação da sala para: ccf@cineclubefaro.pt

PROGRAMA:

22 de JULHO // SÁBADO - 17:30 // Curadoria: LUCA ARGEL

BABÁS (2010) - Brasil, DOC, 20min

Consuelo Lins

A curta “Babás”, de Consuelo Lins, começa com uma fotografia do século XIX de uma “mãe negra” e um menino branco nela apoiado. 

Este documentário mistura elementos autobiográficos a uma reflexão sobre a presença das babás (amas) no quotidiano de inúmeras famílias brasileiras, tocando num tema raro na produção audiovisual contemporânea. Fotografias, filmes de família e anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência, evocando em alguns aspectos o nosso passado escravocrata.

+ 

QUE HORAS ELA VOLTA? (2015) - Brasil, Drama, 1h47min

Anna Muylaert

Val é o tipo de empregada doméstica que leva o seu trabalho a sério. Ela veste um uniforme de empregada elegante enquanto serve canapés perfeitos; ela serve seus ricos patrões de São Paulo dia após dia enquanto cuida carinhosamente do filho adolescente deles, que ela criou desde a infância. Tudo e todos na elegante casa têm o seu lugar, até que um dia, a ambiciosa e inteligente filha de Val, Jéssica, chega da cidade natal de Val para fazer os exames de admissão à faculdade. A presença jovem e confiante de Jéssica perturba o equilíbrio de poder não dito, mas rigoroso, na casa; Val tem de decidir onde está a sua lealdade e o que está disposta a sacrificar.

LUCA ARGEL

(Rio de Janeiro, 1988), é licenciado em música pela UNIRIO e mestre em literatura pela Universidade do Porto. É vocalista e compositor dos grupos “Samba Sem Fronteiras”, “Orquestra Bamba Social” e “Ruído Vário”. Tem livros de poesia publicados no Brasil, em Espanha e em Portugal, um dos quais foi semifinalista do Prémio Oceanos 2017. Escreve rubricas de rádio e bandas sonoras para dança e cinema. Possui cinco álbuns lançados, os dois últimos “Samba de Guerrilha” e “Sabina” são resultados de uma pesquisa continuada sobre a história, política, e suas relações com a música popular. 

Em todas as sessões | CURADORIA LITERÁRIA: Marta Lança com BUALA.

Programação completa em anexo. Link para convidar amigos: https://fb.me/e/3vyFAY8xI

+ INFORMAÇÕES

Comunicação: Luísa Baptista - 966 803 707

E-mail: ccf@cineclubefaro.pt

Site: https://www.cineclubefaro.pt/libertar-a-memoria

Facebook: www.facebook.com/cineclubefaro

Instagram: www.instagram.com/cineclube_faro/

Youtube: www.youtube.com/@cineclubedefaro8605  

Libertar a Memória é um projeto promovido pelo Cineclube de Faro, com a coordenação e direção artística de Luísa Baptista, apoiado pela Direção Regional de Cultura do Algarve / DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos.

Conta com BUALA e a livraria A Internacional como parceiros e com apoio da Multicópias - Centro de Soluções Gráficas.

18.07.2023 | by martalanca | Cineclube de Faro, libertar a memória, luca argel, Sagres

DiVaM 2023 leva-nos por "Patrimónios (des)confortáveis"

“Patrimónios (des)confortáveis” é o tema escolhido para a edição deste ano do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, o programa cultural da DRCAlg que inclui projetos de cinema, música, performances, arte circense, oficinas e conversas nos monumentos. A cerimónia de apresentação da programação realiza-se este sábado, dia 27 de maio, às 16h30, no auditório da Fortaleza de Sagres.

O tema proposto permitiu trabalhar várias temáticas, desde logo as associadas às questões da (des)colonização patrimonial e as relacionadas com as identidades, segregação social, racismo e pós- memórias coloniais. Mas tantas outras questões serão abordadas, como as que se prendem com a importância da saúde mental nos dias de hoje, ou ainda as associadas ao bullying, violência, opressão e hierarquias de poder.

Neste dia, a programação DiVaM irá abrir com “chave de ouro” com a primeira sessão do Ciclo de Cinema “Libertar a Memória”, promovido pelo Cineclube de Faro. O ciclo abrirá com a exibição do filme On Africa, de Skip Norman.

On AfricaOn Africa

“On África (1970 /38’) justapõe travellings filmados em Berlim Ocidental, informação sobre a exploração colonial e imagens da África Ocidental, enquanto apresenta factos sobre a conquista e descolonização do continente. O ponto de partida é a relação entre a prosperidade da Europa e a pobreza de África; a destruição das cidades e das culturas e a utilização do cristianismo e de teorias raciais como justificação para uma exploração massiva dos colonizados” refere o Cineclube de Faro.

Skip Norman foi um cineasta, diretor de fotografia, fotógrafo, antropólogo visual e educador. Norman foi autor de um corpo notável de documentários e ensaios no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Ele produziu uma série de filmes igualmente emergentes sobre sua experiência como homem negro onde combinou rigor formal e um senso de experimentação com determinação política e um forte desejo de justiça e igualdade. Embora tenha havido apresentações selecionadas dos filmes de Norman na Alemanha nos últimos anos, seu trabalho permanece quase completamente desconhecido no exterior.

O ciclo de cinema “Libertar a Memória” irá acontecer até setembro (em datas a anunciar) e conta com a coordenação artística e curadoria de Luísa Baptista e a produção técnica de Pedro Mesquita.

Ecos Refeitos Ecos Refeitos

A programação DiVaM continua no próximo domingo, dia 28 de maio, nas Ruínas Romanas de Milreu, com o projeto “Ecos Refeitos”, a ser apresentado pelas 17 horas.

“Ecos Refeitos” apresenta três quadros que colocam em diálogo atores e músicos com jovens alunos, numa tentativa de responder a uma das maiores preocupações da atualidade: a preservação da saúde mental. “O desconforto desse bem precioso é uma preocupação presente nas inquietações dos nossos jovens. Como preservar o nosso bem mais precioso?” são algumas das questões levantadas pelo projeto, promovido pela Associação Cultural Música XXI.

O projeto tem a participação de Ana Cristina Oliveira, António Gambóias, Catarina Silva e do músico Rui Afonso. Os alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa: Beatriz Barroso, Joana Fernandes, Letícia Moreno e Rita Roboredo também integram esta apresentação. Para mais informações e inscrições contacte: musicaxxi@gmail.com.

O DiVaM 2023 vai decorrer nos monumentos afetos à DRCAlg - Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e nas Ruínas Romanas de Milreu - até ao dia 3 de dezembro.

A programação do DiVaM 2023 vai estar disponível na página da DRCAlg, a partir de dia 27 de maio.

 

24.05.2023 | by martalanca | arte circense, cinema, monumentos, música, oficinas, Performances, Sagres