O Museu Afro Brasil propõe a realização doI Encontro Afro Atlântico na Perspectiva dos Museus. O evento visa aprofundar o diálogo a respeito das formas como os museus representam o continente africano por meio de suas elaborações conceituais-curatoriais. As diversas possibilidades de interpretar a arte africana tradicional e contemporânea e sua inserção em museus nacionais e internacionais serão debatidas a partir dos temas indicados.
24 de maio Manhã sem programação
Tarde Solenidade de Abertura Com a presença de autoridades do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, do Instituto Smithsonian (Washington, D.C.), do Museu Afro Brasil e de parceiros do evento. 25 de maio
Manhã Mesa-redonda Arte africana: Como decifrar seus enigmas? Robert Farris Thompson (Universidade de Yale) Abdou Sylla (IFAN-Senegal) Constantine Petridis (Museu de Arte de Cleveland)
Tarde Coleções em Debate Karen Milbourne (Museu Nacional de Arte Africana do Instituto Smithsonian) Samuel Sibidé (Museu Nacional do Mali)
26 de maio Manhã Mesa-redonda Arte africana e o conceito de arte Susan Vogel (Universidade de Columbia) Samuel Sibidé (Museu Nacional do Mali) Henry Drewal (Universidade de Wisconsin-Madison)
Tarde Coleções em Debate Instituição a confirmar Emanoel Araujo (Museu Afro Brasil)
27 de maio Manhã Mesa-redonda Arte contemporânea: Artistas de África e Museus Dominque Zinkpè (Benim) Lisa Binder (Museu para a Arte Africana – Nova York) George Preston (Museu de Arte e Origens – Nova York)
Tarde Cerimônia de Encerramento Lançamento da edição em português do livro Flash of the Spirit, de Robert Farris Thompson Performance coreografada pelo bailarino Rui Moreira Produção de um mural no Museu Afro Brasil com a artista plástica Chanel Compton (Instituto Smithsonian) – Projeto Cultural Envoy Application, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos de São Paulo.
Dúvidas e informações adicionais: afroatlantico@museuafrobrasil.org.br
|