Idioma Comum: Artistas da CPLP na Colecção da Fundação PLMJ
Obras de Celestino Mudaulane, Délio Jasse, Eugénia Musse, Ihosvanny, Julia Keter, Lino Damião, Mário Macilau, Pinto, René Tavares e Yonamine
Comissariado por Miguel Amado
A Fundação PLMJ apresenta a exposição “Idioma Comum: Artistas da CPLP na Colecção da Fundação PLMJ” na 10ª edição da Arte Lisboa. Promovida no âmbito dos Project Rooms da feira de arte de Lisboa, esta exposição inaugura no dia 24 de Novembro, às 18H00, no Centro de Congressos de Lisboa – Pavilhão do Rio, e decorre até 28 de Novembro, entre as 16H00 e as 23H00.
Com este projecto, a Fundação PLMJ contribui para o reconhecimento dos artistas da CPLP no nosso país e para as relações culturais entre Portugal e os restantes membros da CPLP.
A Fundação PLMJ desenvolve, presentemente, o maior acervo português de iniciativa privada dedicado à arte da CPLP. Inicialmente integrando artistas moçambicanos, este espólio contempla, actualmente, múltiplos artistas das demais nacionalidades da CPLP.
A Fundação PLMJ foca-se, inicialmente, em jovens criadores como Yonamine, Celestino Mudaulane, Julia Keter, Mário Macilau e René Tavares, cuja presença conseguida nos seus países se expande, agora, para Portugal. As obras adquiridas caracterizam-se por uma linguagem contemporânea, abordando tanto a realidade cultural local como a ordem social global para além das representações do Outro dominantes no mundo Ocidental.
Para mais informações, por favor contacte Ana Cristina Ramos geral@fundacao-plmj.pt ou 210964103.