Maputo-Maputo: um regresso na África Austral, exposição de Gonçalo Antunes
No dia 8 de Outubro, pelas 18:30, vai ser inaugurada a exposição Maputo-Maputo: um regresso na África Austral, da autoria de Gonçalo Antunes, na Sala Arte à Parte, em Coimbra. O catálogo será lançado simultaneamente.
Maputo-Maputo é um projecto artístico que parte de uma viagem realizada pelo antropólogo e artista Gonçalo Antunes, entre Novembro de 2009 e Janeiro de 2010, através de vários países da África Austral e tendo como ponto de partida e de chegada a capital de Moçambique – Maputo.
A exposição consiste na instalação de quinze painéis que contam a história dessa viagem, recorrendo a diversos meios plásticos (colagem, desenho, texto). Os materiais que compõem os painéis resultaram da recolha de fragmentos materiais da viagem (recortes de jornais e revistas, bilhetes, panfletos turísticos, folhetos políticos, fotografia, embalagens, etc.), o que envolve o trabalho numa estética forte em cor e informação.
O catálogo, prefaciado pelo antropólogo e Professor de antropologia da Universidade de Coimbra Fernando Florêncio, encontra-se dividido em quinze capítulos, que correspondem aos quinze painéis. São reproduzidas imagens dos painéis e de vários pormenores, acompanhadas de textos que nos dão a sua visão sobre a história do país ou região e narram as diversas experiências e encontros que preencheram a viagem.
Gonçalo Antunes residiu em Maputo entre 2008 e 2010, onde trabalhou em projectos de apoio a crianças de rua. Licenciou-se em Antropologia pela Universidade de Coimbra (2004) e fez um mestrado em Antropologia do Desenvolvimento no Goldsmith College em Londres (2007). Ao longo da última década tem tido diversas experiências pessoais e profissionais em vários países como Reino Unido, Índia, China, Timor, Brasil e Moçambique.
8 Outubro a 14 Novembro Sala Arte à Parte (Rua Fernandes Tomás, nº29, Coimbra)
Para mais informações contactar: Gonçalo Antunes (912349464), Ana Rita Amaral (966952131)