mindelact @ praia maria
24 Setembro
A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS - BRASIL
Leões de Circo Pequenos Empreendimentos
Local: Centro Cultural Português da Praia
21h00
TEXTO ORIGINAL Dario Fo
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO Alessandra Vannucci e Júlio Adrião
DIRECÇÃO Alessandra Vannucci
PERFORMANCE Júlio Adrião
ILUMINAÇÃO Luiz André Alvim
FIGURINO Priscilla Duarte
PRODUÇÃO EXECUTIVA Thais Teixeira
PRODUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Júlio Adrião Produções Artísticas Lda
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M/16
DURAÇÃO 90 minutos, sem intervalo
IDIOMA português
O espetáculo
Livre de cenário, de efeitos sonoros e de iluminação, este monólogo centra-se no trabalho do actor. A personagem é um ‘malandro’ que foi descobrir o novo mundo, sem querer, numa caravela de Cristóvão Colombo. No seu regresso ao velho continente, relata de uma forma muito pessoal as suas aventuras pelas Américas.
Este texto do Nobel italiano Dario Fo é uma sátira inteligente e poderosa ao colonialismo. Aqui, jogase também com as problemáticas políticas actuais. Foi considerada pelo jornal O Globo a melhor peça brasileira de 2005 e Júlio Adrião ganhou o prémio Shell para melhor actor.
A Companhia
Leões de circo. Mansos e disciplinados, mas sempre leões!
O encontro entre três pessoas inquietas: Julio Adrião, Sidnei Cruz e Alessandra Vannucci. Um actor, dois produtores, dois dramaturgos, dois tradutores, três directores. 1+2+2+2+3 = 10 em 3, à procura de estratégias para fazer da acção cultural diversificada um pequeno empreendimento autosustentável.
Em 2002, na Casa Mercado 45 estrearam Ruzante, do autor renascentista italiano Angelo Beolco, com actuação da Cia do Público. No mesmo ano, no Carirí Cearense, em parceria com Dane de Jade conceberam o Overdoze: 12 horas ininterruptas e simultâneas de performances em espaços contíguos, conjugando teatro, música e gastronomia, evento-manifesto realizado hoje em diversos Festivais no Brasil.
Em 2005, Julio e Alessandra estreiam, na Casa Mercado 45, A Descoberta das Américas, de Dario Fo, que desde então vem percorrendo teatros de todo o Brasil: mais de 300 apresentações para mais de 100.000 pessoas em 4 anos de sucesso.
A Descoberta das Américas, de Dario Fo, eleito pelo jornal O Globo como um dos 10 melhores espectáculos de 2005 e, pelo qual, Julio Adrião, ganhou o prémio Shell 2005 como melhor actor.
2009 começou com a Descoberta em circuito pela Caixa Cultural de Curitiba, São Paulo e Salvador.