Movimento Pró-África
O Pró-África, é, antes de mais, uma iniciativa levada a cabo por jovens (africanos e descendentes) residentes na Europa, que se pretende livre de qualquer preconceito ideológico, assumindo desde o início o real entendimento dos factos sociais e políticos relativos aos africanos e aos seus descendentes, em África e nas diversas diásporas.
Génese: O Movimento Pró-África emanou do histórico Fórum Nacional de Jovens Descendentes de Imigrantes e da Diáspora Africana, organizado em Lisboa pela CNJ (Conselho Nacional De Juventude) de Portugal, em Março de 2009, sob a presidênçia do Dr. Tiago Soares. Este Movimento surge da necessidade de desconstrução de mitos eurocêntricos e etnocêntricos sobre a história e a cultura de África, evocando deste modo linhas de reflexão em defesa de um novo paradigma científico, (mais objectivo), e tendo por base, acima de tudo, uma perspectiva de valorização cultural.
O Projecto: Tendo em conta a sentida necessidade de produzir e divulgar conteúdos científicos sobre questões políticas e socioculturais de África (dos PALOPs, em particular), o Pró-África procurará colmatar o respectivo vazio de iniciativas existente em Portugal e na Europa (em geral).
Objectivos: O Movimento assume como seus objectivos gerais os seguintes pontos:
1. Fomentar o desenvolvimento da massa crítica no seio das comunidades africanas da diáspora, mobilizando jovens para a investigação e a produção de textos científicos de cariz político e/ou social, estimulando-os a ser parte da solução para muitos males que são infligidos ao continente africano, particularmente no que à questão da liderança política diz respeito.
2. Criar uma Academia/Associação científica e epistemológica na Europa, (conectada em rede, e voltada para questões africanas), com uma ligação íntima às universidades e aos centros de estudos de referência do continente africano.
Estrutura: O projecto conta com uma estrutura abrangente e está representado em vários países dos continentes europeu, (França, Portugal, Inglaterra, entre outros), africano (Gana, Nigéria, Cabo-Verde…) e americano (EUA).