[Virtual Series] Digital public infrastructural possibilities
1ª Sessão: Recuperação de infra-estruturas digitais para o interesse público a 20/10/2020 - 9h00 às 10h30
2ª Sessão: Uma empresa de software público a 27/10/2020 - 9h00 às 10h30
3ª Sessão: Onde, o quê e quem é a infraestrutura pública digital? a 10/11/2020 - 9h00 às 12h00
Descrição das Sessões
Imagine viver numa sociedade em que a maioria das terras e edifícios disponíveis para reuniões e trabalho pertenciam a algumas corporações com fins lucrativos. Igrejas, governos, grupos de amigos, escolas, organizações sem fins lucrativos e movimentos sociais de base teriam que reservar um espaço - ou ter uma chave para - uma instalação de propriedade privada, geralmente num grande campus corporativo, a fim de se reunirem e trabalharem juntos . Seria uma sociedade sem prédios com cúpulas, prefeituras, templos, campus abertos, parques públicos, centros comunitários ou espaços sem fins lucrativos.
Felizmente, esta não é a sociedade em que vivemos, mas descreve os espaços online onde as nossas informações digitais são armazenadas e onde grande parte da vida contemporânea - incluindo ações da sociedade civil - agora ocorre. Esse cenário é inerentemente ameaçador para as democracias, nas quais a liberdade de expressão e a participação pública pressupõem que as pessoas tenham a capacidade e o espaço para se reunir fora do monitoramento corporativo ou governamental.
Junte-se a nós na Recuperação da infraestrutura digital para o interesse público. Esta é uma série de três partes para criar consciência, intenção e envolvimento num ecossistema de ideias e práticas que podem trazer à existência uma infraestrutura digital que se alinha às aspirações da comunidade, protege a segurança pessoal e de grupo e prioriza pessoas, comunidades e um público.
Artigo divulgado originalmente no Stanford PACS