Cindy Sissokho, Ekua Yankah, Gisela Casimiro - Conectar - TBA
Depois da conversa Alastrar, que aconteceu no sábado dia 21 de setembro, o ciclo de programação de discurso segue com Conectar, uma conversa entre três mulheres sobre conexões transatlânticas e relações entre artistas e intelectuais da diáspora africana. Melissa Rodrigues convida Cindy Sissokho, produtora e curadora cultural envolvida este ano na cocuradoria do Pavilhão da França na Bienal de Veneza 2024, Ekua Yankah antiga diplomata da ONU e consultora artística e Gisela Casimiro, artista e escritora, para refletir sobre as mudanças nas cidades e nos tecidos culturais das mesmas nos últimos anos e que pontes futuras se podem construir coletivamente.
2 outubro
Discurso
quarta 18h30
Sala Manuela Porto
Pensar a cidade e as suas transformações. Novos paradigmas, outras línguas.
Observar uma outra cidade que se reinventa e edifica.
Lisboa, outrora capital do império, hoje apresenta-se como uma cidade culturalmente efervescente, atraindo artistas e intelectuais das diferentes Diásporas africanas.
Este movimento transporta consigo mudanças e questionamentos.
Nesta conversa entre a curadora e produtora cultural Cindy Sissokho, a escritora e artista Gisela Casimiro e a dinamizadora e consultora artística Ekua Yankah, importa refletir nas conexões transatlânticas e nas relações entre artistas e intelectuais da Diáspora africana.
Que pontes são possíveis de ser construídas coletivamente? Como podem ser estabelecidos futuros comuns?
GISELA CASIMIRO é escritora, artista, performer, tradutora e ativista. Publicou Erosão, Giz e Estendais. Traduziu Irmã Marginal de Audre Lorde. É autora de Casa com Árvores Dentro, peça encenada por Cláudia Semedo. Fez apoio à dramaturgia de Blackface de Marco Mendonça e apoio à criação de Belonging de Raquel André. Expôs no Armário, Balcony, ZDB, Galerias Municipais do Porto e Lisboa, MACE, Galeria Reocupa e Appleton. É membro-fundador da UNA (União Negra das Artes).
EKUA NYANSUA YANKAH é uma antiga diplomata da ONU que se tornou empreendedora e consultora artística. É a fundadora do Projeto 189 Bangkok e cofundadora do Diaspora Salon Lisboa, uma plataforma de trabalho em rede que visa ligar as várias comunidades da diáspora em Lisboa. Ekua participa ativamente na cena cultural de Lisboa. Faz parte do conselho consultivo de três organizações artísticas independentes, Savvy Contemporary Friends e.V., Hangar em Lisboa e ANO Ghana.
CINDY SISSOKHO é curadora, produtora cultural, consultora de arte e escritora com um foco específico em práticas anticoloniais, sociais e políticas no âmbito das artes e da cultura. O seu trabalho de curadoria e escrita é nutrido pela urgência de alargar e disseminar o conhecimento e a produção artística a partir de perspetivas sistemicamente racializadas e marginalizadas. Cocuradora do Pavilhão de França – com Céline Kopp, para a 60.ª edição da Bienal de Veneza em 2024.