Histórias difíceis, legados difíceis - Como ensinar e falar sobre escravatura e comércio transatlântico de escravos | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Formação para Professores

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência é parceiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Slave Wrecks Project, na formação para professores “Histórias difíceis, legados difíceis - Como ensinar e falar sobre escravatura e comércio transatlântico de escravos”. A formação decorre na Fundação Calouste Gulbenkian de 1 a 5 de julho e de 8 a 12 de julho. As inscrições já estão abertas! 

Esta formação teórico-prática de uma semana tem como objetivo formar professores, mediadores de museus e outros profissionais da área educativa na abordagem de histórias difíceis, tais como o tráfico transatlântico de escravos. Focando-se na apresentação de elementos históricos que contextualizam o papel de Portugal no comércio de escravos, esta formação destaca os importantes legados desse comércio, desconstruindo alguns preconceitos ainda enraizados na memória pública portuguesa.

Criada e ministrada pelo Slave Wrecks Project (projeto dedicado à investigação da história da escravatura, tráfico de escravos e seus legados) em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, esta formação terá a participação de académicos portugueses e norte-americanos cujo trabalho se tem destacado pela investigação deste tópico e respetivas abordagens pedagógicas, de forma inclusiva e equitativa.

A formação contará com workshops dirigidos pela coordenação técnica do curso e académicos convidados, destinados a refletir sobre os atuais programas escolares, e apresentar abordagens alternativas com base em histórias específicas de pessoas escravizadas, lugares, comerciantes, e navios, com a intenção de humanizar e materializar essas histórias.

A formação incluirá também uma visita ao MUHNAC-ULisboa e outros espaços públicos de Lisboa para identificar e refletir em conjunto sobre a visibilidade ou invisibilidade da história da escravidão na memória pública e nos seus espaços.

Adicionalmente, o curso contará com uma formação de um dia em Storymaps (ArcGIS), ministrada pela ESRI, com o principal objetivo de fornecer aos professores ferramentas e técnicas pedagógicas que poderão depois ser utilizadas nas salas de aula.

Cada semana de formação terminará com uma palestra aberta ao público (5 e 11 de Julho), no auditório 3, onde participarão os académicos convidados.

O curso destina-se especialmente a professores de História do ensino básico – do 5.º ao 9.º anos de escolaridade. No entanto, professores de outras disciplinas e níveis de ensino podem participar, assim como profissionais das áreas pedagógicas de museus. Tem a duração de 1 semana, de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 17:30, com intervalo das 13:00 às 14:30.

Será lecionado maioritariamente em português (PT), com duas sessões em inglês (EN) com tradução simultânea. O bilhete do curso inclui a formação em Storymaps e entrada nos museus. Os participantes devem assegurar a deslocação e refeições.

Esta formação é apoiada pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa, e tem a colaboração do Museu de História Natural e Ciência da Universidade de Lisboa, e do Museu de Lisboa.

Programa, inscrições e mais informações aqui

04.04.2024 | by Nélida Brito | Africa-Portugal, educação, escravatura

ACEP lança blogue dedicado à Cooperação e Desenvolvimento

A Associação para a Cooperação Entre os Povos criou o blogue Portugal e África: Melhor Cooperação, Melhor Desenvolvimento, tendo como meta estimular o debate e partilha entre os vários grupos-alvo das questões ligadas ao Desenvolvimento e Cooperação.
 
Acompanhando as tendências da comunicação on-line, cada vez mais emergentes, a ACEP lança este novo projecto com o principal objectivo de favorecer condições de co-responsabilização de actores públicos e privados – jornalistas, parlamentares, decisores políticos, ONG – na qualidade da cooperação com África, mobilizando maior apoio para estes temas.
 
Este é um projecto de âmbito nacional, em parceria com a Associação Objectivo 2015, financiado pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), e terá duração de quinze meses.
 
Ao longo do projecto, serão realizadas diversas actividades, de forma a aumentar o reconhecimento por parte dos grupos-alvo da importância da cooperação e do desenvolvimento e do conhecimento dos instrumentos para a sua promoção. Pretende-se ainda aumentar as oportunidades de debate e de reconhecimento mútuo, através de acções conjuntas entre os vários grupos-alvo.
 
O formato blogue, enquanto plataforma de comunicação, oferece a possibilidade de trocar informação facilmente, adquirir experiências, reunir testemunhos e promover o debate livre e aberto a todos, permitindo a construção de conhecimento através da interacção dos utilizadores. Para isso, conta com algumas funcionalidades, como sendo a possibilidade dos leitores comentarem os artigos e a possibilidade de criarem fóruns de discussão. Os utilizadores poderão ainda subscrever a newsletter do blogue e receber na sua caixa de correio os artigos que vão sendo publicados.
 
Parceria, participação, transparência, integridade e responsabilidade mútua são alguns dos valores impulsionadores desta iniciativa, de acordo com a ACEP. Até Agosto de 2011 tem a possibilidade de consultar as últimas notícias sobre Cooperação e Desenvolvimento e ainda obter as “moradas” das principais entidades referência nacionais e internacionais desta área.
 
Visite: http://cooperacao-desenvolvimento.blogspot.com

06.02.2011 | by ritadamasio | ACEP, Africa-Portugal, Cooperação