Outras Áfricas - heterogeneidades, (des)continuidades, expressões locais
Convite à Apresentação de Artigos
A revista eletrónica e-cadernos ces, publicada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, convida autor@s a apresentar artigos e recensões dedicados ao número temático intitulado “Outras Áfricas -Heterogeneidades, (des)continuidades, expressões locais”.
Sob o mote “Outras Áfricas” pretendemos reunir um conjunto de artigos dedicados às muitas Áfricas que não a “lusófona”, os quais poderão incluir uma vertente comparativa em relação aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Este descentramento geográfico em relação aos contextos que a investigação científica no contexto português maioritariamente contempla será o ponto de partida para dar visibilidade às heterogeneidades de um continente que o imperialismo do Norte, e a ciência ao seu serviço, ora essencializa como um só - A África -, ora, no período pós-colonial, cartografa ainda de acordo com as respectivas ex-potências colonizadoras, sob a retórica das línguas e culturas “partilhadas” - lusofonia, francofonia, anglofonia -, ora, ainda, aborda epistemologicamente segundo modos, estruturas e categorias de produção e organização do conhecimento do Norte. Frequentemente, estas continuam a representar uma apropriação neo-colonial, em particular quando esta abordagem legitima, entre outros, o discurso político, económico e humanitário, ou os princípios por que se rege o direito internacional ou a “ajuda ao desenvolvimento”.
O descentramento relativo à lusofonia deverá ainda provocar outros descentramentos e multiplicações nas perspectivas de reflexão sobre as Áfricas na pós-colonialidade. Em discussão estará, em primeiro lugar, a percepção / construção / incorporação do continente pelo saber ocidental e pelas narrativas dominantes no Norte, bem como o seccionamento epistemológico prevalecente dos estudos africanos segundo as áreas de influência neo- colonial. Interrogar-se-ão as eventuais distorções essencialistas que estes estudos, assim organizados, possam produzir, propondo alternativas para o pensamento teórico, a investigação empírica e a acção prática, nomeadamente através da análise de dinâmicas locais de resistência e da validade e/ou falência de modos e casos de tradução cultural.
O prazo para apresentação de artigos terminará em 18 de Abril.
+ infos