Curso de Formação: Outras Áfricas – Heterogeneidades, (des)continuidades, expressões locais, CES-Coimbra

11 a 12 de Março de 2011, CES-Coimbra

Este curso pretende dar visibilidade às heterogeneidades de um continente que o imperialismo do Norte, e a ciência ao seu serviço, ora essencializa como um só – A África -, ora, no período pós-colonial, cartografa ainda de acordo com as respectivas ex-potências colonizadoras, sob a retórica das línguas e culturas “partilhadas” – lusofonia, francofonia, anglofonia.

O curso será constituído por um conjunto de seminários sobre temas diversos – da antropologia à literatura e ao teatro, passando pela política, a religião e as diásporas -, dedicados, em exclusivo, a alguns aspectos de Outras Áfricas que não a “lusófona” (aquela que a investigação científica no contexto português maioritariamente contempla).

Deste modo se procurará, de um modo transdisciplinar, não só debater múltiplas perspectivas de reflexão sobre as Áfricas, como colocar em discussão o seccionamento epistemológico (ainda dominante) dos estudos africanos segundo as áreas de influência neo-colonial e as eventuais distorções essencialistas que estes possam produzir.

PROGRAMA:

Sexta-feira, dia 11 de Março de 2011
Manhã:
10.00: Abertura
10.30: Clemens Zobel  (CES) – A antropologia e a emergência da África: ciência(s) e lugar(es) entre colonização e descolonização
12.30: almoço
14.15: Albert Farré Ventura (Centro de Estudos Africanos / ISCTE) – O Estado e as autoridades tradicionais: suma de debilidades e agendas políticas em confronto
16.00: coffee break
16.30: Mallé Kassé (Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar) – Islão e Política no Senegal
Sábado, dia 12 de Março de 2011
9.30: Catarina Martins (CES / FLUC) – “La Noire de…” tem nome e tem voz. A narrativa de mulheres africanas anglófonas e francófonas para lá da Mãe África, dos nacionalismos anti-coloniais e de outras ocupações.
11.15: coffee break
11.30: Fabrice Schurmanns (Doutorando em Pós-Colonialismo CES) – O trágico do Estado pós-colonial
13.30: almoço
15:00: Mamadou Ba (SOS / Racismo): Imigração africana em Portugal para lá da lusofonia: Onde cabem a(s) outra(s) África(s)?
17.00: Conclusões e encerramento
Língua de Trabalho: Português; Número máximo de participantes: 25; Inscrições: Público em geral: 40 Euros  Estudante: 20 Euros
Data limite de Inscrição:  9 de Março de 2011. 

+ infos e inscrições

13.02.2011 | par franciscabagulho | Estudos Africanos