Os refugiados são o tema de várias exposições patentes no Imperial War Museum, em Londres.
“A Face to Open Doors” apresenta uma experiência que aborda a inteligência artificial, criada pelo premiado coletivo de artistas Anagram. Num futuro imaginário, os controlos fronteiriços serão guiados por inteligência artificial O rosto será o passaporte e as expressões faciais determinarão para onde a pessoa é enviada.
Exposição sobre os refugiados em Londres, Direitos de autor AP Photo
“Não achamos que seja inverosímil. Nós ficcionámos isto, mas a pesquisa baseou-se em acontecimentos reais. Sabemos que estão a ser feitas experiências em todo o mundo”, realça Susie Thornberry do Imperial War Museum (IWM).
A exposição “Refugees: Forced to Flee” olha para os refugiados ao longo do tempo, desde a Primeira Guerra Mundial até aos dias de hoje.
A exposição deveria ter sido inaugurada em abril, mas a pandemia adiou a abertura.
“De certa forma, a pandemia não mudou o conteúdo desta exposição, mas é muito claro que o coronavírus e uma pandemia global desta escala representam um risco real para as populações de refugiados atualmente”, afirma a curadora para a área de conflitos contemporâneos do IWM, Iris Versey.
As instalações e as exposições sobre os refugiados podem ser visitadas no Imperial War Museum, em Londres, até maio do próximo ano.
Artigo publicado originalmente em euronews a 25/09/2020