Moderno tropical - Arquitectura em Angola e Moçambique 1948 - 1975, de Ana Magalhães e Inês Gonçalves, venceu o prémio DAM Architectural Book Award, anunciou hoje a editora Tinta da China. O prémio é uma iniciativa conjunta do Deutsches Architekturmuseum (Museu de Arquitectura Alemão) e da Feira do Livro de Frankfurt.
O livro português, editado em Novembro de 2009 pela Tinta da China e com prefácio da arquitecta Ana Tostões, foi distinguido na categoria de Melhor Livro de História da Arquitectura. O prémio para as autoras portuguesas - a arquitecta Ana Magalhães e a fotógrafa Inês Gonçalves - será entregue quarta-feira na Biblioteca do Deutsches Architekturmuseum, em Frankfurt, no dia de arranque da Feira do Livro.
O prémio distingue a cada ano os melhores livros de arquitectura do ano em curso. Trata-se de um galardão sem prémio monetário associado.
O livro premiado versa sobre a arquitectura moderna portuguesa, com oito arquitectos em foco, em cidades como Luanda e Lobito, em Angola, e Maputo e Beira, em Moçambique.
Ana Magalhães, 44 anos, é professora na Universidade Lusíada, e desde 1989 tem realizado vários projectos de arquitectura.
A fotógrafa Inês Gonçalves, 46 anos, natural de Málaga (Espanha) tem colaborado com vários jornais e revistas. Tem fotografias publicadas no livro Cabo Verde, Goa: A história do encontro, e é co-autora de Agora Luanda.