Álbuns de Família. Fotografias da diáspora africana na Grande Lisboa (1975-hoje)

Exposição temporária, com curadoria científica de Filipa Lowndes Vicente e Inocência Mata, reúne fotografias da autorrepresentação da diáspora africana em Portugal. São “álbuns de família” com as imagens que os portugueses afrodescendentes e os africanos registaram de si próprios e das suas comunidades desde 1975, data das independências dos países africanos de colonização portuguesa.

De 28 de abril a 30 novembro de 2024

Horário

Outubro – Fevereiro –   todos os dias das 10h00 às 18h00 (última entrada 17h30)

Março – Setembro – todos os dias das 10h00 às 19h00 (última entrada 18h30)

Retratos da Diáspora. Visões Afro-Lisboetas. 
Visita Conversada 
Por Inocência Mata 
⁠⁠⁠Domingo, 27 de outubro de 2024.  11:00 
Inocência Mata, uma das curadoras da exposição “Álbuns de Família”, conduz uma visita conversada sobre a autorrepresentação de pessoas africanas e afrodescendentes, contrariando a condição de invisibilidade a que muitas ainda estão sujeitas. 

21.10.2024 | par martalanca | Álbuns de Família, FILIPA LOWNDES VICENTE, Inocência Mata

Álbuns de Família - fotografias da Diáspora Africana na Grande Lisboa (1975-hoje)

De 28 de abril a 30 de novembro de 2024

Exposição temporária, com curadoria científica de Filipa Lowndes Vicente e Inocência Mata, reúne fotografias da autorrepresentação da diáspora africana em Portugal. São “álbuns de família” com as imagens que os portugueses afrodescendentes e africanos registaram de si próprios e das suas comunidades desde 1975, data das independências dos países africanos de colonização portuguesa, até hoje. Esta exposição enquadra-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, inserindo-se também nas celebrações da Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024), instituída pelas Nações Unidas.
Inauguração Sábado, 27 de abril de 2024 17h30 sobre a exposição.

 

22.04.2024 | par martalanca | Álbuns de Família, FILIPA LOWNDES VICENTE, Inocência Mata

Lisboa Afro-Atlântica

Escrevo para partilhar convosco a III sessão do Seminário Permanente Lisboa Afro-Atlântica,  que irá ocorrer no dia 22/04 às 17h, na sala B112.B da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - detalhes em anexo. 

Para a ocasião, conversarão conosco Telma Tvon, autora de Um preto muito português, e Margarida Calafate Ribeiro (CES - Universidade de Coimbra). 

03.04.2024 | par mariana | FLUL, Inocência Mata, Lisboa Afro-Atlântica, Luca Fazzini, Margarida Calafate Ribeiro, seminário, telma tvon

Conferência de Primavera de 2023

 

Decorrerá no próximo dia 29 de março, às 18 horas (hora de Lisboa), a Conferência de Primavera de 2023, integrada no Ciclo permanente de conferências em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo, promovido pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. A oradora será a Professora Doutora Inocência Mata (Universidade de Lisboa) e a conferência terá por título “Estudos pós-coloniais e literatura-mundo: Reflexão sobre a epistemologia da crítica literária”.
A Conferência de Inverno de 2022 em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo decorrerá no Salão Nobre da Universidade Aberta (sito na Rua da Escola Politécnica, 141, em Lisboa) e terá transmissão direta online. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail lit.human.cosmo@gmail.com.

 

24.03.2023 | par mariadias | conferência de primavera, epistemologia, estudos pós-coloniais, Inocência Mata, lisboa

Sessão evocativa de Mário Domingues: 18 julho, 18h30, Paços do Concelho

O vereador Rui Tavares tem o prazer de convidar a assistir à sessão evocativa de Mário Domingues que irá decorrer no próximo dia 18 de julho, a partir das 18h30, na Câmara Municipal de Lisboa. Um dos autores pioneiros sobre a afirmação negra e a questão colonial, Mário Domingues será evocado por ocasião dos 100 anos de publicação da série “Para uma História da Colonização Portuguesa” no jornal “A Batalha”.

O evento contará com a presença de José Luís Garcia, Inocência Mata e Rui Tavares e irá também decorrer uma sessão de leitura de textos de Mário Domingues.

15.07.2022 | par Alícia Gaspar | câmara municipal de lisboa, Inocência Mata, jornal a batalha, jornalismo, josé luis garcia, mário domingues, negritude, pós-colonialismo, rui tavares

TRÂNSITOS DE MEMÓRIA NAS CULTURAS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA workshop LISBOA

CENTRO DE ESTUDOS COMPARATISTAS

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

WORKSHOP  NA  FLUL

PRÉ-PROJECTO:

TRÂNSITOS DE MEMÓRIA NAS CULTURAS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

O projecto incide sobre textos memorialistas (autobiografias, biografias, memórias, relatos, entrevistas) nos Cinco países africanos de língua oficial portuguesa que têm sido publicados, e, a partir deles, levantar algumas hipóteses tanto sobre as novas modalidades das funções cronísticas (dos griots das sociedades tradicionais africanas) assim como acerca da “escrita da nação”, tendo como contraponto o discurso literário.

Dia 22 de Janeiro: reunião interna

Dia 23 de JaneiroWORKSHOP (mediante inscrição)

Horário:10-13 horas

Local: (sala a indicar)

PROFESSORES:

  • ·        Maria Nazareth Fonseca (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil)
  • ·        Inocência Mata (FLUL/CEC)
  • ·        Luís Kandjimbo (CPLP/Universidade Metodista de Angola)
  • ·        Vicky Hartnack (FLUL)
  • ·        Pires Laranjeira (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
  • ·        Mário César Lugarinho (Universidade de São Paulo, Brasil)

TEMAO lugar dos textos memorialistas e o resgate da função tradicional do registo histórico.

  • ·        Os “lugares de memória” e o desconforto da memória
    • ·        A extracção do oral e as fronteiras dos saberes nos Cinco  (países africanos de língua oficial portuguesa)

INSCRIÇÃO (5 euros): imata@fl.ul.pt (até ao dia 18)

 

03.01.2013 | par martalanca | Inocência Mata, memória