PITCH ME!

A Academia Portuguesa de Cinema e a Netflix anunciam a abertura da convocatória PITCH ME!, destinada a descobrir o trabalho de argumentistas emergentes, através de um programa de desenvolvimento de escrita no formato de residências, e que visa oferecer aos autores dos projetos selecionados uma oportunidade de colaborar e desenvolver as suas ideias, orientados por uma equipa de profissionais – argumentistas, mentores, script doctors, etc.

Depois da sua primeira edição, em 2019, no âmbito do “A Quatro Mãos” a iniciativa “Pitch Me!” regressa, desta vez focada na diversidade e inclusão de autores e narrativas de segmentos da população em risco de exclusão social, sub-representados no cinema e no audiovisual, tais como: pessoas com diversidade étnica, cultural, sexual, de género, diversidade funcional ou deficiência, pessoas de contexto socioeconómico desfavorecido.

A iniciativa pretende selecionar autores emergentes que poderão desenvolver projetos através de um programa de duas residências, uma no início do programa e outra no final. Entre as duas residências, e ao longo de 4 meses, haverá um conjunto de sessões de mentoria com profissionais do setor (nomeadamente, argumentistas).

O programa culminará num evento presencial com um pitch dos projetos desenvolvidos perante um grupo de profissionais representativos da indústria cinematográfica e audiovisual portuguesa.

O júri responsável pela avaliação de projetos é composto pelo poeta e dramaturgo André Tecedeiro, o realizador Ary Zara, a atriz, produtora e argumentista Ciomara Morais, a argumentista e editora Marta Lança e a jornalista e escritora Paula Cardoso.

Saiba mais e consulte o regulamento em: www.academiadecinema.pt/pitch-me-2023/

A iniciativa

Pitch Me!” é uma iniciativa desenvolvida pela Academia Portuguesa de Cinema e pela Netflix, focada na diversidade e inclusão de narrativas e autores com sub-representação no cinema e no audiovisual, tais como: pessoas com diversidade étnica, cultural, sexual, de género, deficiência ou diversidade funcional e pessoas de contexto socioeconómico desfavorecido.

A iniciativa pretende selecionar autores emergentes que poderão desenvolver projetos através de um programa de duas residências, uma no início do programa e outra no final. Entre as duas residências, e ao longo de 4 meses, haverá um conjunto de sessões de mentoria com profissionais do setor (nomeadamente, argumentistas).

O objetivo final é a criação de um argumento e respetivo dossier de apresentação, bem como a apresentação dos projetos perante um grupo de profissionais representantes da indústria cinematográfica e audiovisual portuguesa (pitch – sessão de pitching).

Tipos de projetos

Longas-metragens e séries de ficção.

Quem pode candidatar-se?

Pessoas de nacionalidade portuguesa ou de qualquer nacionalidade e com residência permanente em Portugal, maiores de 18 anos, que pertençam a um segmento da população sub-representado nas áreas do cinema e audiovisual, tais como: pessoas com diversidade étnica, cultural, sexual, de género, deficiência ou diversidade funcional e pessoas de contexto socioeconómico desfavorecido.

Período para envio de candidaturas

O período para candidaturas começa a 31 de julho de 2023 e termina a 07 de setembro de 2023.

As candidaturas devem ser enviadas até às 23h59 do dia 07 de setembro de 2023.

Quantos projetos serão selecionados?

Serão selecionados, no máximo, 8 projetos:

– 3 a 5 projetos de longa-metragem
– 3 a 5 projetos de séries de ficção

Programa de desenvolvimento

As pessoas responsáveis pela autoria dos projetos selecionados integrarão um Programa de Desenvolvimento, que consistirá em:

  • Residência inicial, com a duração de 3 dias (sexta a domingo), em novembro de 2023 (data a anunciar). As pessoas selecionadas terão a oportunidade de colaborar e desenvolver as suas ideias, orientadas por uma equipa de profissionais (argumentistas, mentores)
  • Sessões de mentoria individuais de acompanhamento de projeto, ao longo de 4 meses. Serão agendadas entre mentores e autores, em formato presencial e/ou online.
  • Residência final, com a duração de 3 dias (sexta a domingo), na primavera de 2024 (data a anunciar). As pessoas selecionadas farão os últimos ajustes na primeira versão do argumento e trabalharão sobre o dossier de apresentação do projeto.
  • Sessão de pitching dos 8 projetos desenvolvidos perante um grupo de profissionais representantes da indústria cinematográfica e audiovisual portuguesa.

Os conteúdos e atividades programadas nas residências, bem como a atribuição de mentores de acompanhamento de projeto, serão definidos de acordo com o que melhor se adequar às características dos projetos selecionados.

Júri

  • André Tecedeiro – poeta e dramaturgo
  • Ary Zara – realizador
  • Ciomara Morais – atriz, argumentista e produtora
  • Marta Lança – argumentista e editora
  • Paula Cardoso – jornalista e escritora

Critérios de avaliação e elegibilidade

No processo de seleção, o Júri terá em conta:

  • A criatividade e inovação de cada projeto apresentado, nomeadamente na forma como expressa a intenção de trabalhar sobre narrativas relacionadas com a diversidade e a representatividade de realidades sub-representadas no cinema e audiovisual.
  • A forma como cada pessoa que se candidata apresenta o seu projeto e expressa a sua ideia e motivações.
  • O potencial cinematográfico/audiovisual de cada projeto apresentado.
  • O correto envio de todos os materiais solicitados nos formatos mencionados, dentro do prazo de candidatura. 

Anúncio dos resultados

O resultado da seleção será comunicado até 02 de outubro de 2023. 

Apresentação e envio das candidaturas

As candidaturas deverão ser enviadas através do formulário de participação, contendo os seguintes 4 (quatro) elementos:

  1. Video-pitch (máximo 5 minutos) no qual deverão ser abordados os seguintes tópicos:
    • Apresentação sucinta do projeto e temática(s) abordada(s).
  1. Nota biográfica ou CV.
  2. Declaração de consentimento assinada, referente ao fornecimento de dados pessoais e aos materiais submetidos no âmbito deste concurso.
  3. Dossier de projeto (máximo 15 páginas no total) que deverá conter:
    • Sinopse (máximo 1 página)
    • Memória descritiva: informações que contribuam para uma melhor compreensão do projeto, nomeadamente temática(s) abordada(s), ambientes, referências, etc.
    • Descrição de personagens principais.
    • Tratamento (máximo 5 páginas): um relato sucinto dos principais acontecimentos da história, do começo ao fim. No caso de projetos de longa-metragem, o tratamento deverá cobrir toda a história. No caso de séries, o tratamento deverá ser focado no episódio piloto, seguido de um descritivo sucinto do arco de temporada, ou seja, dos acontecimentos previstos para os episódios seguintes da temporada da série.
    • Nota de intenções: as pessoas candidatas deverão apresentar aqui, por exemplo, as suas motivações para escrever o projeto, a forma como pensam abordar a história, as ideias que pretendem transmitir.

O Júri poderá solicitar qualquer outra informação que considere necessária para proceder à análise e seleção do(s) projetos(s).

Cada pessoa poderá apresentar até 2 candidaturas. 

Formato dos materiais

  • Vídeo-pitch: deverá ser enviado através de um link de Vimeo ou Youtube. Se optar por um link de acesso privado, deverá mencionar a password de acesso no campo correspondente do formulário de participação.
  • Nota biográfica ou CV: em formato .pdf (tamanho inferior a 5MB)
  • Declaração de consentimento: deverá ser impressa, assinada e enviada em formato .pdf (tamanho inferior a 5MB)
  • Dossier de projeto: em formato .pdf (tamanho inferior a 5MB) ou vídeo em Língua Gestual Portuguesa em link de Vimeo ou Youtube.

Não serão aceites materiais enviados através de outros meios nem em formatos alternativos. 

Esclarecimentos

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas enviando um email (texto ou vídeo em Língua Gestual Portuguesa) para secretariado@academiadecinema.pt

mais informações

 

31.07.2023 | par martalanca | cinema, PITCH ME!, séries, televisão