Ayiti, a Montanha que Assombrou o Mundo celebra os 220 anos da Revolução Haitiana, um dos eventos mais marcantes na história da humanidade. Resultado do laboratório dramatúrgico do Programa InResidence da Companhia Teatral Central Elétrica, o espetáculo é um diálogo imersivo sobre a Revolução Haitiana, sua importância histórica e suas implicações nos dilemas contemporâneos dos povos africanos no continente e na diáspora frente à estrutura neocolonial.
Marconi Bispo comemora em 2025 seus 30 anos de atividades profissionais no teatro, tendo trabalhado com importantes companhias e diretores/as teatrais do estado de Pernambuco. São trinta e cinco produções cênicas no currículo, onde atuou como ator, cantor, dramaturgo e diretor. Estudou Canto Popular no Conservatório Pernambucano de Música (2015-2016) e em 2019 iniciou os estudos de Teclado na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical. Tem pesquisado Relações Raciais em Pernambuco (do século XVI aos nossos dias) e tem profundo interesse pela construção de identidades de gênero dentro das religiões de matriz africana, da qual é um Ẹ̀gbọ́n (um irmão mais velho). Marconi possui graduação pela Universidade Federal de Pernambuco no Curso de Licenciatura em Educação Artística/habilitação em Artes Cênicas (1999). Nesta mesma instituição, no biênio 2000-2001, atuou como professor da área de Extensão ministrando curso de Interpretação para o Teatro.
Kamai Freire é músico e musicólogo focado na cultura africana do continente da Diáspora. Seu principal interesse é aprofundar e disseminar a compreensão do poder espiritual-político das culturas musicais africanas, especialmente em suas implicações para a inacabada Revolução Africana. Nascido e criado em Brasília, vive na Alemanha desde 2018 onde completou seu mestrado em musicologia e realiza atualmente seu doutorado sobre a Música na Revolução Haitiana. Kamai é Omo Orisa, Alagbe Obaluaiye do Candomblé Ketu e capoeirista angoleiro, discípulo de Contramestre Toca da linhagem de Mestre Pastinha.Entrada gratuita. 03/12/2024 às 20:00 Local: Central Elétrica (Porto, Portugal)[A mostra do programa de residência conta com o espetáculo “Blondi” de Davi Loira às 19:00 no mesmo espaço]https://www.instagram.com/p/DC2F7UysmLJ/?igsh=Z21tZGt1MDBrZnhi