Homenagem de Afectos a Malangatana na Casa da Cerca
Encontro informal de amigos do artista Malangatana Valente Ngwenya (1936-2011) 22 de Janeiro 2011.
PROGRAMA:
14h30-18h30: Visita à exposição Novos Sonhos a Preto e Branco e José Forjaz Arquitecto, Ideias e Projectos.
15h30: Intervenções informais / Apresentação de elementos pessoais da relação com o artista.
16h30/17h00: Actuação do Coral TAB (Barreiro). Cânticos em Ronga.
A exposição Novos Sonhos a Preto e Branco pode ser visitada até 23 de Janeiro na Galeria do Pátio da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea.
Esta que é a última exposição individual do artista moçambicano, está patente desde 23 de Outubro de 2010, apresenta uma série de 15 desenhos inéditos, a par de seis pinturas sobre pedra mármore que integram um conjunto mais vasto, apenas mostrado duas vezes no país. Embora com desenhos a preto e branco, o seu inconfundível traço autoral reafirma a vitalidade artística de um dos criadores moçambicanos de maior reconhecimento internacional que, a par da sua actividade de artista plástico, é um cidadão com relevante intervenção nos planos cívico, cultural e social.
Esta mostra decorre paralelamente à exposição José Forjaz Arquitecto – Ideias e Projectos que se debruça sobre a obra do Arquitecto José Forjaz, amigo de longa data de Malangatana. No âmbito destas duas exposições, que neste espaço se relacionam, foram editados dois catálogos que integram, respectivamente, textos de Ana Isabel Ribeiro, João Paulo Borges Coelho, José Forjaz , Lucien le Grange, Raul Hestnes Ferreira e Salvatore Dierna; e de Diana Andringa, Filomena André e Pancho Guedes.