Hotel Europa / André Amálio Amores pós-coloniais
FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica 2019
MAIO 10 Sex 19.00h & 11 Sáb 22.00h CAMPO ALEGRE Sala-Estúdio 5.00€ • >14
“Amores Pós-Coloniais” inicia um novo capítulo na companhia Hotel Europa, estendendo o ciclo de investigação do colonialismo ao tema do amorEste espetáculo de teatro documental pretende refletir sobre o amor enquanto espaço político, discutindo o que significava amar no espaço colonial e pós-colonial, usando como metodologia um cruzamento entre a pesquisa de arquivo e a recolha de testemunhos reais. Pretende retratar políticas do amor no espaço colonial e perceber como a violência do colonialismo condicionava as relações amorosas. Parte de uma variada e extensa recolha de testemunhos de pessoas que viveram esta realidade, desde antigos soldados portugueses que tiveram filhos com mulheres de África no tempo da guerra a mulheres de origem portuguesa que se apaixonaram por homens negros pertencentes aos movimentos de Libertação. Um olhar também sobre as relações que emergiram entre os países Africanos e os países da Europa de Leste, tentando fazer oescrutínio do que era o amor durante o período Colonial e Pós-Colonial.
Com André Amálio, Tereza Havlíčková, Selma Uamusse, Toni Fortuna, Laurinda Chiungue, Júlio Mesquita / Criação e Interpretação Musical Selma Uamusse, Toni Fortuna / Cenografia Pedro Silva / Desenho de Luz e Direção Técnica Carlos Arroja / Produção Hotel Europa / ‘1.30h
**
Hotel Europa é uma companhia formada por dois artistas de dois países diferentes (Portugal e República Checa) e oriundos das disciplinas da dança edo teatro. André Amálio e Tereza Havlíčková conheceram-se no programa de mestrado MA Performance Making na Goldsmiths University, em Londres. Têm vindo a colaborar juntos, desenvolvendo trabalho que explora as fronteiras entre a dança, performance e teatro num processo de criação coletiva com referências de cultura popular e clássica, criando espetáculos que permitem ao público a oportunidade de viajar entre culturas, tempos e géneros.