MINDELO … temos cultura? Ciclo de encontros sobre o panorama cultural do Mindelo
A cidade de Mindelo está em constante transformação. Nos últimos anos têm surgido novos espaços e agentes culturais e o desenvolvimento do ensino superior povoou a cidade com estudantes universitários. Para uns, a identidade cultural da cidade tem-se reforçado enquanto que, para outros, a cidade está a definhar tanto do ponto de vista económico como cultural. Mindelo ainda é capital da cultura ou a cidade perdeu o seu mais importante capital?
Temas dos encontros:
A CIDADE E A CULTURA
Data: 11 de Janeiro, 18H00
Convidados: Germano de Almeida, Leão Lopes, Teresa Fortes
Local: Casa Senador Vera Cruz
AS PERIFERIAS DA CULTURA
Data: 18 de Janeiro, 18h00
Convidados: César Schofield, Silvino Benetti, Helmer Fortes e outros representantes de associações e instituições culturais
Local: M_EIA, Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
EDUCAÇÃO CULTURAL E FORMAÇÃO DE NOVOS PÚBLICOS
Data: 25 de Janeiro
A OFERTA CULTURAL DA CIDADE. QUE BALANÇO?
Data: 8 de Fevereiro
CULTURA, ECONOMIA E TURISMO
Data: 15 de Fevereiro
MINDELO, UMA CIDADE NO ARQUIPÉLAGO DO MUNDO
Data: 15 de Março
Por iniciativa do Pólo do Mindelo do Instituto Camões /CCP e com apoio do Projecto INOV-Art, a antropóloga Rita Lobo está, desde início de Junho de 2010, a realizar um trabalho de investigação sobre o contexto cultural e criativo do Mindelo. A finalidade do estudo é promover uma reflexão sobre a cidade de Mindelo enquanto cidade cultural, facilitar o conhecimento e divulgação dos artistas locais e abrir caminhos para o estabelecimento de novas parcerias entre associações, instituições e empresas. O ciclo de encontros Mindelo… temos cultura? enquadra-se neste projecto de investigação e tem como objectivo criar um espaço de reflexão e discussão sobre Mindelo enquanto cidade que se afirma e se identifica como cidade cultural.
O Ciclo será constituído por seis encontros com temas e convidados diferentes. Porque se pretende uma ampla participação do público, não se escolheu o modelo de palestras mas sim de conversas que serão moderadas por Rita Lobo e Irineu Rocha. Não se divulgam ainda os nomes dos participantes e locais de todos os encontros pois aguardam-se algumas confirmações.
Os encontros resultam duma parceria entre o Instituto Camões/Centro Cultural Português, o Centro Cultural do Mindelo e o M_EIA, Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura e contam, para já, com o apoio da Universidade Lusófona e Casa Senador Vera Cruz.