Mostra de Cinema IPO Lisboa 100 Anos
Inserida nas comemorações do centenário do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, a Mostra de Cinema organizada em parceria com o IndieLisboa vai levar ao ecrã do Cinema São Jorge seis filmes que apresentam diversas abordagens e perspectivas sobre a forma como lidamos com o corpo e o cancro.
A inauguração é às 18h de sexta-feira (05/01), precedida por um cocktail de abertura antes da exibição de A Luta Contra o Cancro em Portugal, curta-metragem documental assinada por António Lopes Ribeiro em 1952, uma obra histórica sobre a criação, construção e implementação do IPO em Lisboa. A sessão de abertura prossegue depois com La guerre est déclarée, realizado e protagonizado por Valérie Donzelli, filme de abertura da secção Semaine de la Critique do Festival de Cannes em 2011.
Da programação, destaque também para o debate que vai acontecer no sábado, depois da exibição do filme estreado no último Festival de Berlim, Notre corps, de Claire Simon (sábado às 15h). Com o objectivo de enriquecer a experiência dos espectadores e discutir os temas abordados, o debate é moderado pela radialista Joana Cruz, com as participações de Paula Chaves (representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro), Nuno Artur Silva (ex-secretário de Estado da Cultura e fundador das Produções Fictícias) e o poeta e editor das Edições Saguão, Rui Miguel Ribeiro.
Todas as sessões são apresentadas por profissionais de saúde do IPO que vão complementar a exibição de cada filme com uma visão experiente e de proximidade, de quem lida diariamente com a doença oncológica.
A mostra reúne filmes premiados, assinados por cineastas de prestígio como Nanni Moretti, Arthur Hiller ou Catarina Vasconcelos, que contam histórias de coragem, resiliência e esperança.
O programa da Mostra é o seguinte:
5 JANEIRO, SEXTA-FEIRA
18h00
A LUTA CONTRA O CANCRO EM PORTUGAL
António Lopes Ribeiro, Portugal, Documentário, 1952, 16’
+
LA GUERRE EST DÉCLARÉE
Valérie Donzelli, França, Ficção, 2011, 100’
21h00
LOVE STORY
Arthur Hiller, EUA, Ficção, 1970, 100’
6 DE JANEIRO, SÁBADO
15h00
NOTRE CORPS
Claire Simon, França, Documentário, 2023, 168’
»» sessão seguida de Debate
21h00
CARO DIARIO
Nanni Moretti, Itália, Ficção, 1993, 100’
7 DE JANEIRO, DOMINGO
15h00
THE FAREWELL
Lulu Wang, EUA / China, Ficção, 2019, 100’
18h30
A METAMORFOSE DOS PÁSSAROS
Catarina Vasconcelos, Portugal,
Documentário/Ficção, 2020, 101’