Seminário sobre Francisco Tenreiro

São Tomé, 18-20 de Janeiro de 2011 

Está na sua fase final uma colectânea de ensaios sobre Francisco José Tenreiro. Com o título FRANCISCO JOSÉ TENREIRO: AS MÚLTIPLAS FACES DE UM INTELECTUAL (Lisboa: Edições Colibri, 2010. ISBN: 978‑989‑689‑060-5), este livro, que teve o patrocínio de algumas instituições em São Tomé e Príncipe,  foi organizado por Inocência Mata, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, para  assinalar o 90º aniversário do nascimento deste vulto maior da cultura são-tomense e do mundo da língua portuguesa, a celebrar em Janeiro de 2011, e conta com a participação de, para além de alguns  são-tomenses,  académicos e estudiosos das culturas dos países de língua portuguesa da Europa, África e América (Estados Unidos e Brasil),

Dada a importância da efeméride, será realizado um Seminário Internacional sobre Francisco José Tenreiro, por ocasião do lançamento do livro em São Tomé. O evento terá lugar de 18 a 20 de Janeiro de 2011, terminando, portanto, no dia de nascimento do autor de A ilha de S. Tomé,  Ilha de Nome Santo e Coração em África.

Essas efemérides são sempre oportunidade para se prestar uma devida homenagem a nomes grados da Cultura, como é Francisco José Tenreiro, das figuras maiores do século XX são-tomense e dos Cinco países africanos de língua oficial portuguesa. Para além de académicos e outros estudiosos, neste evento também se espera a participação da sociedade civil e se discutirá o lugar e o enquadramento da obra deste intelectual são-tomense, observando as relações com os seus contemporâneos e o legado das várias gerações que imprimiram um cunho histórico à Casa dos Estudantes do Império (CEI), ao Centro de Estudos Africanos e ao lugar de São Tomé e Príncipe no concerto dos Cinco países africanos de língua oficial portuguesa.

 

O seminário percorrerá os seguintes tópicos:

1.   A “Geração de Cabral” e a modernidade dos Estudos Africanos.

2.   Francisco José Tenreiro e o Neo-realismo.

3.   Francisco José Tenreiro e a dimensão espácio-temporal de uma poética panafricanista.

4.   Trânsitos transatlânticos da poética negritudinista.

5.   O legado de Francisco José Tenreiro na cultura são tomense.

  

Organização: Ministério da Educação, Cultura e Formação; Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe; Centro de Estudos Brasileiros Guimarães Rosa.

 

Contactos:

Inocência Mata: mata.inocencia@gmail.com

Leila dos Santos Muniz Quaresma: leilas_m@hotmail.com

Helena Lima Afonso: helen_afonso@hotmail.com

10.12.2010 | par martalanca | S.Tomé e Príncipe