AMADOU & MARIAM no Coliseu, LISBOA

É hora de Folila! Os malianos Amadou & Mariam presenteiam Lisboa com a liberdade que junta retro e moderno, índie, rock, blues à mais vibrante raíz da música africana. Dois companheiros de longa data, parceiros na música e na vida, convidam a um encontro colectivo numa noite que atravessará Nova Iorque, Paris e Bamako. Celebremo-la, como bem pede o nome do último álbum do casal: em bambara é folila, em português música, a mais fiel morada para esse encontro.

Nos últimos anos, tocaram com Stevie Wonder, fizeram digressões com Colplay, U2, David Gilmour e Johnny Marr, actuaram em honra de Barack Obama e na abertura de dois mundiais da FIFA. Manu Chao e Damon Albarn já produziram os seus discos. Passaram dos palcos da música do mundo para os mais inovadores nomes do rock, envolveram-se em projectos interculturais como ‘L’Afrik C’est Chic’. Levaram, no ano passado, uma plateia portuguesa a mergulharnum Eclipse memorialístico das suas biografias, emocionante contacto com a sua música, convite a uma maior proximidade com os músicos, desde cedo invisuais.

Acompanhados com a sua banda, apresentam neste concerto o álbum Folila, da Nonesuch Records que, na linha habitual de projectos colaborativos, contou com a participação de músicos como Santigold, Theophilus London, Jake Shears das Scissor Sisters, Ebony Bones, TV on the Radio e Nick Zinner dos Yeah Yeah Yeahs. Amadou e Mariam alegram-se na partilha de canções e ideias com outros músicos, contágio gratificante mas sem grandes sensacionalismos e na condição de nunca perderem de vista aquilo que querem e sabem fazer: rock e blues, a partir de elementos da música africana. Se Folila em bambara quer literalmente dizer ‘música’, é o exemplo acabado de como tradição e modernidade podem convergir num universo musical comum, proveniente de vários tempos e lugares, uma simultaneidade possível onde eles se situam.

Folila é primeiro álbum em estúdio de Amadou e Mariam desde Welcome to Mali (2008).Tratava-se inicialmente de dois álbuns: o primeiro gravado em Nova Iorque com músicos indie e rock, e um outro ao encontro de uma certa origem musical, dir-se-ia mais tradicional, remetendo para a música maliana, gravado na cidade natal Bamako, com convidados africanos e percussão acústica. Porém, quando ouviram o resultado das duas sessões decidiram combiná-las num só disco que mesclasse este colorido de vozes e estilos numa celebração à música.

É hora de FOLILA

COLISEU DE LISBOA
25 DE ABRIL, ÀS 21H30  bilhetes 16 eur cooperativa Ao Sul do Mundo 

05.04.2013 | par martalanca | Amadou & Mariam, mali

AMADOU & MARIAM PROVOCAM ECLIPSE NA GULBENKIAN

A dupla formada pelos malianos Amadou Bagayoko e Mariam Doumbia há muito que se tornou um dos nomes mais fortes do circuito da world music. Mas se já não é novidade a capacidade de estabelecer pontes com a música ocidental (Manu Chao, Damon Albarn, TV on the Radio), o espetáculoEclipse aproxima-nos como nunca antes das suas canções: totalmente às escuras, neste espetáculo ser-nos-á contada a história do casal amblíope e ouviremos as suas composições tal como eles: com a dispensa da imagem.

Não perca esta experiência multissensorial, que terá lugar no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no domingo, 18 de Novembro, às 19 horas.

Entrada: de 16 a 32 euros

Mais info

09.11.2012 | par martalanca | Amadou & Mariam