ANTOLOGIA DE POESIA CABO-VERDIANA CONTEMPORÂNEA - LABORATÓRIO DE POÉTICAS

Apresentação Ricardo Riso

Esta pequena antologia de poemas apresenta alguns dos substantivos nomes da poesia cabo-verdiana contemporânea. Filinto Elísio, José Luis Hopffer C. Almada, José Luiz Tavares e Mario Lucio Sousa destacam-se no panorama literário e possuem intensa atividade intelectual no arquipélago desde a década de 1980. A produção desses poetas representa as pluralidades estéticas e de estilos, variedade temática e a busca incessante por um verbo depurado, qualidades que norteiam algumas das tendências da poesia em Cabo Verde, mostrando, cada um com suas especificidades, o amadurecimento e a consolidação do sistema literário do país. A antologia pretende dar a conhecer, ainda que de forma breve, alguns desses poetas, artífices da linguagem, e contribuir para a melhor divulgação da poesia contemporânea de Cabo Verde, ainda de tímida exposição no Brasil. Panorama que se contrapõe à excelente qualidade dos poetas revelados com o país independente, e que aqui trazemos para a apreciação dos leitores. Com isso, estimular um olhar mais atento do público brasileiro para a recente produção poética cabo-verdiana.

+ info

27.04.2012 | par martalanca | poesia caboverdiana

Acusticamente

Poesia: NHEZ e Banda Jango (poesia tradicional a mistura com música)

HipHop: Tira-Teimas (recital de letras de conteúdo RAP num fundo acústico, guitarra)

Música: Sambo I Nkossi (música tipicamente tradicional, com toques e retoques de jazz)

+ Open Mic (cheguem cedo)

… Uma sugestão para os que se atraem pelo sensível e suave, para o que se descobre e para os que descobrem suas convicções em ritmos sinfónicos e harmónicos que o ACUSTICAmente propõe.

Estão todos convidados!

05/04/2012
café-bar Gil Vicente
18H30
100mts

Produção
Associação Cultural NkaringanArte
Bambu produções

03.04.2012 | par herminiobovino | música caboverdiana, poesia caboverdiana

Mito Elias & Trio Majina - [RE]alphabetika

Mito Elias & Trio Majina apresentam:

[RE]alphabetika que tem como temática primordial a revisitação de vários espaços sonoros e poéticos dedicados à memória de Jorge Barbosa, Luís Morais, John Lennon, Miles Davis, Cesária Évora, Boris Vian, Amílcar Cabral, Ruy Belo, Fernando de Assis Pacheco e tantas outras fontes de sublimação que nos servem de farol. O objectivo deste evento é procurar realçar a beleza das palavras, dos gestos, das imagens e dos sons que cada escrito sugere, para que a poesia não fique estática e empoeirada nas estantes.

[RE]alphabetika - a palavra [RE]exercitada numa [RE]dimensão pluriforme e [RE]adequada à [RE]flexão que a crise nos [RE]impõe, neste mundo cada vez mais veloz, onde as nossas [RE]lações são cada vez mais ipodéticas, facebookianas e youtubeiras. Este [RE]exercício poético feito de [RE]talhos [RE]cruzando várias [RE]ferências, [RE]lembrando de que a loucura na arte não [RE]conhece fronteiras.

23 de Março – 21:30
Auditório Fernando Lopes-Graça – Parque Palmela – Cascais
Entrada Livre

(flyer + teaser)

Trio Majina:
Mito Elias (poemas, vídeos e paisagens sonoras)
Elmano Caleiro (contrabaixo)
José Brazão (percussão)

web:
www.tanboru.org/mito
http://www.saatchionline.com/mitoelias

21.03.2012 | par herminiobovino | música, poesia, poesia caboverdiana

Cabo Verde: antologia de poesia contemporânea,

Cabo Verde: antologia de poesia contemporânea, organizada por Ricardo Riso, já se encontra disponível para acesso e download no sítio da revista acadêmica África e Africanidades (ISSN 1983-2354), edição nº 13, ano IV. Em 146 páginas, reúne 76 poemas de 13 poetas: António de Névada, Carlota de Barros, Danny Spínola, Dina Salústio, Filinto Elísio, José Luis Hopffer C. Almada, Margaridas Fontes, Maria Helena Sato, Mario Lucio Sousa, Oswaldo Osório, Paula Vasconcelos, Vasco Martins e Vera Duarte. A antologia conta com ilustrações dos artistas plásticos Abraão Vicente e Mito Elias.

 “A presente antologia pretende contribuir para a melhor divulgação da poesia contemporânea de Cabo Verde, ainda de tímida exposição no Brasil. (…) deseja dar a conhecer, ainda que de forma breve, alguns desses poetas, artífices da linguagem, e assim estimular um olhar mais atento do público brasileiro para a recente produção poética cabo-verdiana.”

Para acessá-la, clique aqui

Na edição 14 (agosto/2011), será publicada Moçambique Hoje: antologia da novíssima poesia moçambicana, também organizada por Ricardo Riso, com a participação de Alex Dau, Andes Chivangue, Armando Artur, Chagas Levene, Domi Chirongo, Manecas Cândido, Mbate Pedro, Rinkel, Rogério Manjate, Sangare Okapi, Tânia Tomé. Ilustrações de João Paulo Quehá.

29.07.2011 | par martalanca | poesia caboverdiana