Luanda de Baixo P'ra Cima' exposição PORTO

 “Luanda de Baixo P’ra Cima” apresenta dois projectos de investigação desenvolvidos por Paula Nascimento, Stefano Rabolli Pansera e Paulo Moreira sobre o potencial urbano dos bairros informais de Luanda, procurando estimular o debate sobre práticas alternativas de planeamento na capital de Angola.

A exposição integra material produzido no âmbito da Beyond Entropy Angola (representação oficial angolana na Bienal de Veneza 2012) e da viagem do Prémio Fernando Távora 2012 (atribuído pela Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte).

Em Veneza, Paula Nascimento e Stefano Rabolli Pansera propõem um modelo alternativo de intervenção na cidade africana, através de um protótipo que é simultaneamente espaço público e infraestrutura. Nesta exposição, apresenta-se o conceito do projecto e o processo de montagem da instalação em Veneza.

Durante o trabalho de campo em Luanda, Paulo Moreira realizou um reconhecimento do modo de funcionamento da Chicala, um dos bairros não planeados mais centrais de Luanda. A exposição apresenta uma instalação fotográfica do bairro, à escala real, e um filme incidindo no diálogo entre moradores da Chicala e as transformações em curso na cidade de Luanda.

15 de Outubro 2012 a 25 de Janeiro 2013 I 2a a 6a 10h - 13h e 15h - 19h)

Iperforma I Rua do Esteiro de Campanhã 82 I Porto

Comissários: Paula Nascimento, Paulo Moreira, Stefano Rabolli Pansera

Beyond Entropy Angola:

 

Prémio Távora

www.beyondentropy.com

www.paulomoreira.net

Contacto: daniel.fernando@iperforma.pt

18.11.2012 | par martalanca | bairros, Luanda, musseques, Paulo Moreira