Maputo-Maputo

Ainda vai a tempo para estender os olhos por pedaços de África. A exposição “Maputo- Maputo, um Regresso na África Austral” do antropólogo e artista plástico Gonçalo Antunes está na Galeria Arte à Parte, na Rua Fernandes Tomás em Coimbra, Portugal até dia 24 de Novembro. E há também palavras a acompanhar estes quadros-colagens; o livro que tem também o título Maputo- Maputo, Um Regresso na África Austral organiza a viagem dos olhos e da imaginação pela amálgama das histórias visuais.

Os 15 quadros são desmontados em referências à viagem feita pelo autor entre finais de 2009 e inícios de 2010 pelo sul do continente africano. São retratos de países, paisagens imensas, céus de fim do dia, histórias pessoais, histórias sociais, eleições, feridas de guerras civis, histórias de cidades e arrebaldes. Encontros fortuitos de quem calcorreia o mundo com uma mochila por bagagem.

Esperamos que a exposição e o livro que a acompanha viaje como o autor. Que chegue a mais continentes, cidades e pessoas motivando outros para o caminho.

Maria Prata

12.11.2010 | par martalanca | Moçambique