Marcelino Sambé ganha a Medalha em Jackson, Mississipi
Aos 16 anos, feitos no Dia Mundial da Dança - em 29 de Abril de 2010 - data em que participou, no Teatro Camões, numa gala internacional ao lado de bailarinos de elevado gabarito, Marcelino Sambé ganha a Medalha de Ouro (na categoria junior) da conhecida International Ballet Competion, realizada em Jackson, Mississippi, nos EUA.
Além de medalha e certificado, Marcelino arrecadou um prémio pecuniário no valor de 3000 dólares (2429 euros).
O jovem bailarino que este ano - em Fevereiro - concorrera ao Prix de Lausanne, na Suíça, e não passara ao grupo de laureados, tem conquistado vários prémios internacionais. No ano passado classificou-se em primeiro lugar no Youth American Grand Prix (em Nova Iorque) o que lhe valeu uma bolsa de estudo para a escola do American Ballet Theatre. Porém, ao que tudo indica, deverá entrar para a escola de bailado do Ballet Real de Inglaterra, em Londres, no próximo ano lectivo.
As provas do concurso foram constituídas por quatro coreografias de dança clássica e duas de contemporânea, da autoria da sua professora, a coreógrafa Catarina Moreira que também recebeu um prémio pela melhor coreografia, sobre músicas de vários autores, entre eles Alfredo Marceneiro (ver lista abaixo).
Catarina Moreira é professora da Escola de Dança do Conservatório e recebeu um troféu e um prémio pecuniário no valor de 2300 dólares (2023 euros).
O jovem bailarino nasceu em Lisboa, filho de pai guineense - já falecido - e mãe portuguesa, começou a dançar aos quatro anos em Paço de Arcos, onde vivia com a família tendo, posteriormente, ingressado na Escola de Dança do Conservatório Nacional.
ver aqui